O Cristianismo Não é Uma Religião Portuguesa
Christianity Is Not A Religion Portuguese


A versão em português do livro completo pode ser encontrada aqui:
Um Relacionamento Mais Profundo com Jesus Cristo Subtítulo: Discipulado para o Senhor Jesus Cristo
O que é o Cristianismo? O Cristianismo não é uma religião; é um relacionamento. Há pelo menos duas coisas sobre o Cristianismo que eu conheço que são contra-intuitivas: 1) Deus assumindo a carne humana para tornar os seres humanos aceitáveis para Ele e 2) A maioria das pessoas dirá que ver para crer quando são confrontadas com uma situação difícil. acreditar na proposição; mas, no caso do Cristianismo, acreditar é ver.

Um cristão não é definido como alguém que não fuma, não bebe álcool ou não anda com mulheres que fazem essas coisas. Se essa fosse a definição de cristão, então meu cachorro é cristão porque não fuma, não bebe álcool nem sai com mulheres que fazem essas coisas.

Uma religião é algo baseado em obras. Ou seja, se você seguir um conjunto de leis ou regras, você se tornará aceitável a Deus. Uma religião diz que suas obras podem torná-lo aceitável a Deus.

O Cristianismo não é baseado em obras. O Cristianismo diz que Deus tornou as pessoas aceitáveis a Ele através da morte de Deus Filho na cruz e através da ressurreição de Jesus, Deus Filho; Ele dá vida eterna a todos os que confiam na obra de Jesus em vez de nas suas próprias obras.

O Cristianismo não é uma religião; é um relacionamento com Jesus Cristo. Se você se arrepender de seus pecados e confiar somente em Jesus Cristo para sua salvação, e não em suas próprias obras, então Deus lhe dará a vida eterna.

Uma das razões pelas quais acredito que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro é porque é exatamente o que o homem não teria inventado. As pessoas gostam de receber uma lista de coisas a fazer para mostrar aos outros que são fiéis, para dar uma aparência externa de fidelidade e para ajudar a se confortarem com o fato de que Deus as aceita se seguirem essas leis ou regras. Mas o Cristianismo ensina claramente que não é resultado das suas obras:

EFÉSIOS 2:8–9   8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

O Pecado de Adão e Eva

O pecado de Adão e Eva foi a falta de fé; eles não tinham fé em Deus e no que Ele lhes disse. O pecado ocorreu quando Adão e Eva escolheram, por seu livre arbítrio, não acreditar naquilo sobre o qual Deus os advertiu; eles escolheram fazer exatamente o que Ele disse que não deveriam fazer. Naquele dia eles morreram; eles morreram espiritualmente, não fisicamente. Deus retirou Seu Espírito de dentro deles. A partir daí, quando tiveram filhos, seus filhos nasceram à imagem de Adão, morto espiritualmente, conforme mencionado em GÊNESIS 5:3–5 (veja também os outros versículos abaixo):

GÊNESIS 1:26–27   26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

GÊNESIS 2:16–17   16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

GÊNESIS 3:1–7   1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

GÊNESIS 5:3–5   3 Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. 4 Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.

ROMANOS 5:14–21   14 Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. 15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. 16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. 17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. 18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. 20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, 21 a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Jesus não poderia ter um pai humano, caso contrário Ele teria nascido à imagem de Adão, espiritualmente morto:

MATEUS 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

ROMANOS 14:23 Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

Nova criação em Jesus Cristo:

2 CORÍNTIOS 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Todo o evangelho

Antes da salvação, enfrentávamos dois problemas, éramos:
    1. alienado de Deus
    2. mortos em nossos pecados (nascemos espiritualmente mortos)

Existem duas partes para a salvação:
    1. reconciliação com Deus através da morte de Cristo
    2. ser vivificado espiritualmente através da vida de Cristo

ROMANOS 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;

JOÃO 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

JOÃO 3:16–18   16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

O que é salvação? Veja o versículo 5, sendo vivificado com Cristo:

EFÉSIOS 2:5–9   5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie.

GÁLATAS 2:20–21   20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.


A versão em português do livro completo pode ser encontrada aqui:
Um Relacionamento Mais Profundo com Jesus Cristo Subtítulo: Discipulado para o Senhor Jesus Cristo